Categorias de compras

Eu acho interessante separar um orçameno para cada tipo de compra que fazemos, as minhas são:

Entretenimento, Alimentação, Decoração, Gadgets, Celular, Tarifas Bancárias. Higiene Pessoal e Higiene da Casa.

Só um detalhe que em entretenimento podem estar: Cinema, Livros, Filmes, Música, Passeios, Teatro e Restaurantes.

Necessários: Higiene Pessoal, Alimentação (Só o planejado para os cardápios), Higiene da Casa.

Desnecessários:  Tudo o que você comprar a mais pode passar sem, é mais comfortável com certeza, mas desnecessário. (Entretenimento, Alimentação mais sofisticada, Restaurantes, Gadgets, Roupas)

Entenda como desnecessário aquilo que você pode esperar para comprar, Roupas as vezes são necessárias, porque algumas velha rasgou ou manchou de uma maneira que não há reparo. Sim, eu costuro minhas roupas velhas. Gadgets, as vezes são necessários, como um novo carregador para o seu telefone, ou um novo fone de ouvido, mas somente quando não há mais como usar os antigos.

Está sendo difícil deixar de gastar com isso. Mas saindo para passear sem o cartão de débito e só com os documentos necessários têm me ajudado a controlar isso. Já reconheci que gasto muito com entretenimento, mas agora falta controlar definitivamente. Ainda não me especializei em negar a mim mesmo uma ida ao cinema/restaurante/passeio para um bem maior. Para mim isso é ainda considerado um sacrifício muito grande a se fazer. De certa maneira sinto que está sendo tirada a minha liberdade de escolher o  que fazer no momento.

Um Comentário

  1. Bem Santelinho, eu concordo com seu post, porém, não acredito que cortando definitivamente os gastos com entretenimento vá resultar positivamente no seu controle. Acredito que sem seu lazer você ficará aborrecido e mal humorado, o que com isso, prejudicará seu trabalho e sua faculdade. O que está faltando é equilíbrio e bom senso!


Os comentários estão desativados.