Como eu Leio

Esse é um FAQ-Meme.
Achei legal responder.

Sempre compra você mesmo seus livros ou tem anjos da guarda? Se tem, quem são eles normalmente?

A biblioteca sempre foi minha melhor amiga. Eu gastei uns vinte cartões de empréstimo na minha adolescência na biblioteca local. Tenho alguns anjos da guarda como o @dflyer minha tia Eliane e minha irmã Aline que é apaixonada por livros também.

Gasta quanto (em média) por mês em livros? Já estourou o cartão de crédito com livros?

Não tenho mais cartão de crédito (gastar muito com livros é uma das razões que não tenho mais cartão de crédito). Tenho um orçamento de R$ 100,00 por mês para gastar com livros, é difícil eu conseguir cumprir na risca.

Consegue livros emprestados com frequência? Se sim, quem te empresta normalmente?

Empresto com @dflyer e com a minha irmã, mas sempre se eles me indicarem os livros.

Lê em média quantos livros por mês?

Em média dois, mas tem meses que são 4, principalmente meses com muito sol e calor. Têm coisa melhor que ir pra praia ler?

Lê em média quantas páginas num dia da semana? E nos fins de semana?

Fiz essa contagem só para esse questionário. Lendo normalmente, sem pressa, leio em média 16 páginas frente e veso a cada meia hora. Mas se estiver excitado com o livro já consegui ler um de 250 páginas em 10 horas.

Consegue abandonar um livro no meio da leitura?

Nunca fiz isso. Mesmo se o livro estiver péssimo eu continuo até a última página, e nada de pesquisar no Google sobre o livro antes de terminar.

Consegue ler em local movimentado? (ônibus, fila de banco)

Nossa, constantemente. O lugar onde eu mais leio é andando de busão, andando na praia. 80% do meu tempo de “espera” é lendo um livro, até nas esperas telefônicas.

Prefere ler na mesa, sofá, no chão ou na cama?

Poxa, qualquer lugar, eu simplesmente só me deixo levar e ser absorvido para o mundo do livro. Uma vez levei um livro da Agatha Christie “A Mansão Hollow” para o banheiro e quando percebi já tinha se passado duas horas e eu lá sentado… Aí fiz uma regra, quando levar um livro para o banheiro, levar o celular para despertar quando der 30 minutos no máximo.

Qual a hora do dia que prefere para ler?

Qualquer hora é hora de ler, mas precisa ser uma hora que eu realmente esteja ocioso. Meu horário mais longo é de manhã (uma hora aproximadamente) e a noite (duas horas aproximadamente).

É solteiro? Se não, te dão espaço para ler?

Sim, solteiro. E se fosse compromssado, ai de quem não me deixasse ler, largava na hora!

Lê no trabalho? Se sim, qual emprego dá essa dádiva de ler na hora de serviço?

Só assuntos relacionados ao trabalho, as vezes, na hora do almoço, mas é bem raro.

Já deixou de sair com a galera só pra ler aqueles capítulos irresistíveis?

Incontáveis vezes. Prefiro 1.000 vezes um bom livro que uma boa balada.

Já sonhou ou teve pesadelos vivendo a história de um livro? Qual foi o livro?

Diversas vezes, muitos livros já geraram sonhos.

Qual a maior loucura que já fez ou que faria para conseguir um livro?

Eu já fui garimpador de livros no estoque da biblioteca, aquele cheiro de mofo insuportável, mas achei um exemplar intocado de “As viagens de Gulliver” de Jonathan Swift.

Já chorou ao terminar um livro? Foi de felicidade ou tristeza? Qual foi o livro?

Não que eu me lembre. Mas já fiquei feliz e triste diversas vezes com os finais de livros.

