Zero emails

Todo mundo tem problemas com email, eu tinha, muito. Mas, era a minha culpa esse problema, totalmente e unicamente, minha culpa.

Eu assinava os meus sites favoritos, dava meu email para pessoas desconhecidas, cadastrava meu email em sites que nunca mais iria visitar, deletava mensagens de spam a cada 5 minutos.

Isso só no email pessoal, fora o email do trabalho.

Depois de ter que ler 45 emails em um dia só resolvi tomar uma atitude, comecei testando diversas técnicas mas cheguei a uma pequena lista de ações que funciona para mim:

– Faça unsubscribe em todos os emails, se não tiver, marque como SPAM.
Para receber notícias pode usar o Google Reader, um ótimo agregador de RSS com todos os padrões do mercado e ótimos botões de compartilhamento.

– Pare de enviar emails desnecessários.
Realmente é necessário você repassar essas correntes? Qual a probabilidade delas serem verdades (o% para mim)? Realmente é necessário desejar “bom dia” para toda sua lista de contatos só para eles responderem um “obrigado”? Esse email que você vai demorar 30 minutos escrevendo não poderia ser resolvido em uma ligação?

– Se demorar menos que 5 minutos, faça/responda/delete/arquive agora.

– Tenha só 3 pastas (To-Do; Aguarde; Arquivo)
Essas três pastas é tudo o que você vai precisar agora com as tecnologias de pesquisa existentes nos webmails principalmente no GMail.

Seguindo essas regras simples, eu consegui dominar as minhas caixas de email. Que tal tentar dominar as suas?

