Confiança, Amizades e Liberdades

Para termos confiança nas pessoas devemos ter a premissa de que a mesma não irá mudar as suas atitudes/opiniões/comportamento conforme o tempo passa, o que é relativamente ilógico se tratando de humanos porque inevitavelmente, humanos mudam.

A maioria das amizades tem sua maior base na confiança, um amigo confia que o outro não irá mudar suas atitudes e conta seus segredos, sonhos e deixa seus sentimentos abertos para serem sondados por essa pessoa de confiança. O único problema é a expectativa, nesse ato há a expectativa não declarada, subentendida de que haverá sempre o agir da mesma maneira. Ter esse tipo de expectativa é a mesma coisa que dormir com um pote de cobras ao lado do seu travesseiro, um dia ele vira.

Talvez uma melhor abordagem seja basear a amizade em um sistema de admiração e respeito entre duas pessoas sem a necessidade de colocar algemas quanto aos comportamentos e atitudes, quando essas atitudes e comportamentos começarem a incomodar uma das partes a parte incomodada se expressa livremente e a outra parte decide se vai mudar ou se vai continuar agindo dessa maneira. Isso deixa o relacionamento fluir sem restrições, tabus ou amarras.

Eu costumava dizer que trato todos da mesma maneira e que não faço distinção de ninguém, isso é verdade, mas não é inteiramente verdade. Conforme temos contato com as pessoas fazemos um padrão mental de como a pessoa é e como ela vai agir/reagir diante de determinadas situações. Conforme esse padrão mental vai se reafirmando ele se torna mais forte e a expectativa de qua apessoa não fuja dele aumenta.

Concordo que isso é eficaz e as previsões são bem realistas e também é completamente natural fazermos esse tipo de previsão e análise. Mas infelizmente isso é uma característica que nos traz muita decepção e tristeza, essa previsão cria muitos conflitos. A resolução desses conflitos na fonte geradora é simples, eliminar as expectativas de comportamentos ou atitudes que temos das pessoas. Decidindo o seguinte: Não esperarei que a pessoa aja de nenhuma maneira específica.

Com essas abordagens simples de não haver expectativas entre duas pessoas somente o respeito e a admiração mútuo podemos viver e deixar viver com mais liberdade sem as restrições de não poder mudar e evoluir conforme o tempo passa e ficarmos estagnados somente porque uma outra pessoa ficaria decepcionada se mudássemos.

Eu posso estar errado mas isso é o que observei até o momento.

Anúncios