Foco pós Cansaço

Todos nós temos objetivos e sonhos, mas pode ser muito difícil de permanecer lutando por eles.

Todos os dias eu ouço pessoas dizendo coisas como: “Eu começo bem, mas eu não consigo manter a minha consistência durante muito tempo.”; “Eu luto para ter resistência mental. Eu começo, mas eu não consigo seguir e manter o foco por muito tempo.”

Eu sou tão culpado nisso como qualquer outra pessoa.

Por exemplo, se eu começo um projeto/objetivo eu trabalho nele por um tempo e depois perco o foco e vou fazer outra coisa. Então eu vou perder o foco no meu novo projeto/objetivo e vou fazer outra coisa. E assim por diante. Quando vejo, parei e comecei tantas vezes que fiz pouco ou nenhum progresso.

Pesquisando sobre hábitos e perfomance vi uma palestra de um treinador que dizia que os elementos que formam um grande atleta passam por sua motivação, paixão, genética, talento e sorte, mas os que se excedem são aqueles que gerenciam bem o seu tédio de repetir o mesmo treino todos os dias.

Na maioria das vezes as pessoas falam sobre ficar motivado e “empolgado” para trabalhar em seus objetivos. Quer se trate de negócios, esportes ou arte, você geralmente vai ouvir as pessoas dizerem coisas como: ” tudo se resume a ter paixão o suficiente.”

Isso leva muitas pessoas ficarem deprimidas quando perdem o foco ou a motivação, porque eles acham que as pessoas bem-sucedidas têm alguma paixão irrefreável e força de vontade que parecem lhes faltar. Mas isso é exatamente o oposto do que este treinador estava dizendo.

Em vez disso, ele estava dizendo que as pessoas realmente bem-sucedidos sentem o mesmo tédio e a mesma falta de motivação que todo mundo sente. Eles não têm alguma pílula mágica que faz com que se sintam preparados e inspirados todos os dias. A diferença é que as pessoas que se prendem com os seus objetivos não deixem que suas emoções determinem suas ações. Os melhores do ramo encontram uma maneira de estar presente, para trabalhar com o tédio, e abraçar a prática diária que é necessária para atingir seus objetivos.

Qualquer um pode trabalhar muito quando se sente motivado.

Quando eu era um programador, eu adorava ir para a sala de simulação depois de uma grande vitória. Quem não gostaria? Seu chefe está feliz, seus companheiros de equipe te colocam para cima, e você sente que pode vencer qualquer desafio. Bons resultados são um forte motivador e impulsor.

Mas o que acontece quando você está entediado? Quando o trabalho não é fácil? Quando parece que ninguém está prestando atenção ou você não está obtendo os resultados que você quer?

Você estaria disposto a trabalhar com 10 anos de zero resultados?
É a capacidade de trabalhar quando o trabalho não é fácil, que faz a diferença entre profissionais e amadores.

Com demasiada frequência, pensamos que os nossos objetivos são todos sobre o resultado. Nós vemos o sucesso como um evento que pode ser alcançado e concluído.

Exemplos:

Saúde como um evento: “Se eu perder 20 quilos, então eu vou estar em forma.”

Empreendedorismo como um evento: “Se pudéssemos começar o nosso negócio destaque na Época, então estaremos bem sucedidos no mercado.”

Arte como um evento: “Se eu pudesse fazer o meu trabalho ser apresentado em uma galeria maior, então eu teria a credibilidade que eu preciso.”

Essas são apenas algumas das muitas maneiras que nós categorizamos sucesso como um único evento.

Mas observando as pessoas que estão consistentemente alcançando seus objetivos, você começa a perceber que não são os eventos ou os resultados que os tornam diferentes. É o seu compromisso com o processo. Eles se apaixonam com a prática diária, não o evento individual.

A ironia é que esse memo foco no processo é que te permite apreciar completamente os resultados.

Se você quiser ser um grande escritor, ter um livro best-seller é maravilhoso. Mas a única maneira de chegar a esse resultado se apaixonar com o processo que usa para escrever.

Se você quer que o mundo saiba sobre o seu negócio, seria ótimo ser destaque na revista Época. Mas a única maneira de chegar a esse resultado é se apaixonar com os seus processos de marketing.

Se você quer estar na melhor forma de sua vida, seria ótimo perder 20 quilos. Mas a única maneira de chegar a esse resultado é se apaixonar com o processo de alimentação saudável e exercício consistente.

Se você deseja tornar-se significativamente melhor em alguma coisa, você tem que se apaixonar com o processo de fazê-lo. Você tem que se apaixonar por construir a identidade de alguém que faz o trabalho, em vez de apenas sonhar com os resultados que você deseja.

Apaixone-se pelo tédio. Apaixone-se com a repetição e prática. Apaixone-se com o processo e os resultados virão em seguida.

